CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, ADÉLIA PRADO E CHICO BUARQUE DE HOLANDA: UM ENCONTRO PELO VIÉS DA ANÃLISE DO DISCURSO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2009v3n2p164-175Palavras-chave:
Discurso, ideologia, dialogismo.Resumo
O presente trabalho tem por finalidade analisar a relação entre os poemas “Poema de sete faces”, de Carlos Drummond de Andrade, “Com licença poética”, de Adélia Prado e “Até o fim” de Chico Buarque, considerando o contexto de produção, os aspectos sócio-históricos e ideológicos que proporcionaram a produção desses textos. Esta análise está pautada nas categorias apresentadas pela análise do discurso, como a heterogeneidade mostrada, o dialogismo, a interdiscursividade e a intertextualidade. Consideramos que todo discurso se forma a partir de um outro já existente e que, nesse processo, não podemos considerar que haja neutralidade nos discursos produzidos, pois um discurso evoca o outro e constitui-se num signo ideológico que, representando uma Formação Discursiva, define o que pode e o que deve ser dito, no momento em que aquela enunciação, única e irrepetível, se concretizam. A linguagem, neste sentido, não está desarticulada da sua realidade material. Adotamos, para esta análise ainda, o conceito de língua como fato social conforme apresentou Ferdinand Saussure. Essa concepção representa um fazer que não seja individual, mas que resulta do outro. Discutiremos, através dos textos apresentados, a posição do sujeito, defendido pela análise do discurso, pois este, ao ser analisado, precisa ser pensado em relação a sua materialidade, no âmbito da sua exterioridade que marca e define as vozes que falam no texto. O discurso, como defende M. Pêcheux, está atrelado a história, é processo e compreendemos que é considerando esses parâmetros que a análise adquire significado e transparência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.