“NÃO SEI, NUNCA PENSEI ‘SOU BILÍNGUE’”: IDENTIDADE DE APRENDIZES BILÍNGUES

Auteurs-es

  • Luciani Salcedo de Oliveira Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Bárbara Alves Branco Machado Acadêmica/Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n1p068-085

Mots-clés :

bilinguismo, identidade, discurso

Résumé

Dadas às inúmeras mudanças culturais, políticas, sociais, econômicas e tecnológicas pelas quais estamos sendo atravessados, a temática das identidades tem sido intensamente focada tanto na mídia, quanto em contextos educacionais (ANDRADE, 2011; MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2013; MOITA LOPES, 2002, 2005; NORTON, 2000; RAJAGOPALAN, 1998, 2005, entre outros). Com o intuito de contribuir para a pesquisa acadêmica relacionada ao tema Bilinguismo, buscando entender o que é “ser bilíngue”, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove pessoas que se consideram bilíngues, na Região da Campanha do RS. A coleta de dados foi conduzida na disciplina “Aquisição da Linguagem e Bilinguismo”, ministrada em 2016.1, no Curso de Licenciatura em Letras-Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas da UNIPAMPA_Campus Bagé. A referida entrevista foi gravada em áudio e transcrita pelos acadêmicos da disciplina. A análise dos dados está centrada em como os participantes da pesquisa se definem enquanto aprendizes bilíngues e se, de acordo com eles, o fato de saber uma língua adicional tem alguma influência na sua constituição identitária. Os dados, analisados na disciplina eletiva “Tópicos de Bilinguismo”, ministrada em 2016.2, revelam discursos diversos sobre a identidade dos participantes da pesquisa enquanto indivíduos bilíngues. Com esta investigação sobre um aspecto linguístico-identitário ainda pouco estudado, buscamos desvelar como aprendizes bilíngues se percebem discursivamente enquanto tais; para assim, questionarmos quem são eles na vida social contemporânea e quais identidades sociais constroem ao agir no mundo por intermédio da linguagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Luciani Salcedo de Oliveira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

LUCIANI SALCEDO DE OLIVEIRA. Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (1992). Mestre em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1998). Doutora em Letras/Inglês pela UFSC (2005), com Doutorado Sanduíche (Bolsista CNPq/2003) na Macquarie University, Sydney/Austrália. É Professora Associada de Língua Inglesa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA_Campus Bagé). Atuou como Professora Coordenadora do Subprojeto/Língua Inglesa FURG_PIBID/CAPES (2010-2016). Com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa, atua principalmente nos seguintes temas: formação (inicial e continuada) de professores, pesquisa em sala de aula, escola pública, estágio supervisionado, linguística sistêmico-funcional e análise crítica do discurso. Membro do Grupo de Estudos em Linguagem e Currículo (GELC).

Bárbara Alves Branco Machado, Acadêmica/Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

BÁRBARA ALVES BRANCO MACHADO. Licenciada em Letras – Línguas Adicionais: inglês, espanhol e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA_Campus Bagé). Foi bolsista de iniciação científica no projeto de pesquisa intitulado “Letramento na Form(Ação) Docente”, com bolsa FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, de agosto 2014 a julho de 2015, oportunidade na qual pesquisou as atitudes linguísticas dos graduandos da segunda turma do Curso de Licenciatura em Letras – Línguas Adicionais: inglês, espanhol e suas respectivas Literaturas. Atuou também como bolsista de ensino CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no subprojeto PIBID/Espanhol, entre abril de 2016 a fevereiro de 2017. Atualmente é professora do Núcleo de Línguas Adicionais (NLA), projeto de extensão universitária promovido pela Universidade Federal Pampa (UNIPAMPA_Campus Bagé).

Téléchargements

Publié-e

2019-07-15

Comment citer

Oliveira, L. S. de, & Machado, B. A. B. (2019). “NÃO SEI, NUNCA PENSEI ‘SOU BILÍNGUE’”: IDENTIDADE DE APRENDIZES BILÍNGUES. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 12(1), 068–085. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n1p068-085

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.