MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO ESTÉTICA NO CAMPO DA ARTE E DA EDUCAÇÃO

Auteurs-es

  • Silvia Paulo FURB
  • Rita Buzzi Rausch FURB

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n3p393-408

Mots-clés :

Método de investigação estética. Arte. Educação. Estética.

Résumé

Nesse texto argumentamos sobre o método de investigação estética e como esse método pode tencionar as pesquisas em Arte e Educação. Objetiva caracterizar os princípios teóricos e metodológicos que fundamentam as pesquisas que se utilizam do método de investigação estética na arte e na Educação. De cunho qualitativo, realizamos umapesquisa bibliográfica envolvendo as ideias de teóricos que tratam do assunto: Vallance (1991), Eisner (1976; 2008),Dewey (1980; 2005) e Vygotsky (1999). Os resultados apontam que diante dos princípios teóricos as pesquisam que se utilizam do método de investigação estética são vistas como um método sensível para um trabalho sensível; conseguem suprir o pesquisador com um conjunto de princípios e experiências que forma as reações aos problemas educacionais e estimula uma discussão inteligente sobre eles; é uma crítica que faz parte de contexto e perspectiva daquilo que se sente, vê e ouve e é uma experiência estética que deve conter uma emoção. Diante dos princípios metodológicos as pesquisas são qualitativas, com uma perspectiva sensível que outros meios não dão conta; busca identificar padrões, equilíbrios e desequilíbrios, ritmos, enfim, quaisquer qualidades advindas da experiência que podem dar cor a cada julgamento da situação; pode ter todas as tipicidades que encontramos em qualquer outra pesquisa educacional. Outro fator relevante a destacar sobre os resultados são que as técnicas de observação e descrição derivam dos seguintes tópicos: ênfase seletiva, símile e metáfora, comparação incidental, técnica implícita e adjetivos redundantes. Tópicos esses que podem ser utilizados em uma pesquisa educacional como categorias de análise.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Silvia Paulo, FURB

Mestranda em Educação pela FURB, bolsista capes. Possui especialização em Tecnologias em Educação pela PUC do Rio de Janeiro (2.010) e graduação em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (2.003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: incentivo, literatura, pré-leitor, texto literário, ciência, afetividade, desenvolvimento pessoal, meio ambiente, terra, pensar, agir, brincadeira, construtivismo, infância e água, legislação ambiental, mata ciliar.

Rita Buzzi Rausch, FURB

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB)

Téléchargements

Publié-e

2015-11-23

Comment citer

Paulo, S., & Rausch, R. B. (2015). MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO ESTÉTICA NO CAMPO DA ARTE E DA EDUCAÇÃO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 9(3), 393–408. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n3p393-408

Numéro

Rubrique

Artigos