O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL DE PROFESSORAS NÃO ESPECIALISTAS EM MÚSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n3p025-042

Palavras-chave:

Formação docente, Tecnologias digitais, Ensino de música, Saberes docentes.

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar o papel das tecnologias digitais no desenvolvimento de saberes docentes em uma atividade formativa. A partir de abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa-ação com oito professoras que ensinam música em uma rede municipal de ensino. O material empírico foi constituído por meio de questionário, entrevista, gravação de áudio e notas de campo; a discussão teórica e a categorização foram embasadas em Maurice Tardif, Clermont Gauthier e Selma Pimenta. Os resultados evidenciam que as tecnologias digitais foram fundamentais (e eficientes) na construção de saberes musicais relacionados à história da música e da arte, à teoria e à percepção musical, à história da educação musical no Brasil, à prática instrumental, à música infantil, aos conteúdos do currículo escolar, bem como às orientações legais, à percepção dos desafios da aprendizagem e à didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson de Souza Borges, UNOESC- Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor e pesquisador na área da Educação. Com temáticas voltadas especialmente para a formação de professores e ensino de música e Artes.

Adriana Richit

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/CHAPECÓ). Doutora em Educação Matemática (UNESP/RIO CLARO). Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Downloads

Publicado

20-12-2021

Edição

Seção

Artigos