O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL DE PROFESSORAS NÃO ESPECIALISTAS EM MÚSICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n3p025-042Palabras clave:
Formação docente, Tecnologias digitais, Ensino de música, Saberes docentes.Resumen
Este artigo tem por objetivo investigar o papel das tecnologias digitais no desenvolvimento de saberes docentes em uma atividade formativa. A partir de abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa-ação com oito professoras que ensinam música em uma rede municipal de ensino. O material empírico foi constituído por meio de questionário, entrevista, gravação de áudio e notas de campo; a discussão teórica e a categorização foram embasadas em Maurice Tardif, Clermont Gauthier e Selma Pimenta. Os resultados evidenciam que as tecnologias digitais foram fundamentais (e eficientes) na construção de saberes musicais relacionados à história da música e da arte, à teoria e à percepção musical, à história da educação musical no Brasil, à prática instrumental, à música infantil, aos conteúdos do currículo escolar, bem como às orientações legais, à percepção dos desafios da aprendizagem e à didática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.