A PERSUASIVIDADE NO DISCURSO RELIGIOSO

Auteurs-es

  • Nathally Regina Monteiro Nunes Campos
  • Roberta da Costa Vieira

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n1p39-54

Mots-clés :

Discurso religioso. Ilusão de Reversibilidade. Persuasão.

Résumé

Este artigo pretende analisar as estratégias persuasivas encontradas em excertos de discursos religiosos cristãos. Trataremos o discurso religioso como um registro e discutiremos a distinção entre propriedades e marcas deste tipo de formação discursiva (Orlandi, 1987). Discorreremos acerca da noção de reversibilidade no discurso e seu aspecto diferencial no dizer religioso, denominado por Orlandi (1987) de ilusão de reversibilidade.  A título de exemplificação, utilizaremos neste trabalho, trechos de textos do líder religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, publicados no periódico veiculado pela referida instituição, intitulado Folha Universal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Nathally Regina Monteiro Nunes Campos

Graduada em Letras Português/Inglês - USS e pós-graduanda em Revisão de textos - PUCMinas.

Roberta da Costa Vieira

Mestre em Letras - UFF.

Téléchargements

Publié-e

2014-05-21

Comment citer

Campos, N. R. M. N., & Vieira, R. da C. (2014). A PERSUASIVIDADE NO DISCURSO RELIGIOSO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 8(1), 39–54. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n1p39-54

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.