LITERATURA CENSURADA: O POLITICAMENTE (IN)CORRETO NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS

Autores/as

  • Danilo Fernandes Sampaio de Souza Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n3p430-444

Palabras clave:

Literatura infantil e juvenil. Temas polêmicos. Censura.

Resumen

Na contemporaneidade, a literatura destinada à infância e à juventude vem se destacando em termos de qualidade estética, recebendo, cada vez mais, destaque da crítica especializada. Temáticas e conflitos considerados polêmicos, a exemplo da morte, dos relacionamentos, da violência, do sexo, entre outros, estão presentes nas obras infantis e juvenis, todavia, na maioria das vezes, são significativas as restrições que pais e educadores fazem com a justificativa de que tais obras podem causar sentimentos negativos aos seus leitores. Assim, neste estudo, categorizado metodologicamente como qualitativo e de cunho bibliográfico-documental, analisaremos, por meio de três reportagens que evidenciam polêmicas com obras literárias no ambiente escolar, como ainda hoje a sociedade e a escola censuram obras literárias que fogem ao politicamente correto, demonstrando, assim, um alinhamento com a visão platônica da literatura. Respaldam nossas análises os estudos de Candido (1999), Hunt (2013), Martha (2011, 2013), entre outros autores.

 

Descargas

Biografía del autor/a

Danilo Fernandes Sampaio de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia, especialização lato sensu em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É Técnico em Assuntos Educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu), redator de Língua Portuguesa do Novo Currículo da Rede Estadual e dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. É membro do Conselho de Cultura do Espírito Santo. Atualmente, integra o grupo de pesquisa Literatura e Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (www.literaturaeeducacao.Ufes.br). Interessa-se, principalmente, pelos seguintes temas: Leitura e Literatura Infantil e Juvenil; Formação de Leitores; Livro didático de Língua Portuguesa. 

Publicado

2019-09-30

Cómo citar

Fernandes Sampaio de Souza, D. (2019). LITERATURA CENSURADA: O POLITICAMENTE (IN)CORRETO NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 13(3), 430–444. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n3p430-444

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.