CONTRAPOR É CANSATIVO: A ERA DA PÓS-VERDADE E SUAS APLICAÇÕES NA CAMPANHA ELEITORAL DE JAIR BOLSONARO VIA WHATSAPP

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p025-044

Palabras clave:

Pós-Verdade. Comunicação Social. Eleições. WhatsApp.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítica do conceito de pós-verdade, pela ótica da comunicação social, utilizando como case a campanha do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, intitulada “Brasil Acima de Tudo, Deus acima de Todos”. A análise do discurso tem como base pesquisas bibliográficas e divide-se em três momentos. Primeiramente a definição da pergunta de pesquisa; que visa responder se “a pós-verdade pode explicar a crença em massa na imensidão de notícias inverídicas espalhadas no último período eleitoral brasileiro?”. No segundo momento interpreta-se a teoria contemporânea da pós-verdade, na qual fatos objetivos são preteridos em relação a narrativas emocionais; para em seguida relacioná-la com as novas mídias comunicacionais, em um foco nos discursos emitidos via aplicativo WhatsApp. Após a coleta de informações de obras impressas e artigos da internet chega-se ao resultado da pesquisa, onde identificou-se a origem do termo pós-verdade e seus efeitos na atual sociedade, concluindo que ela pode apenas em partes elucidar a convicção nas mensagens não verdadeiras criadas durante a eleição presidencial. Para explicar na totalidade tal fenômeno seriam necessários estudos mais aprofundados na área do marketing político.

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Biografía del autor/a

Gabriel Lepeck, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE (Brusque/SC)

Rafael Luiz Zen

Professor orientador, mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (Florianópolis/SC).

Publicado

2020-04-23

Cómo citar

Lepeck, G., & Luiz Zen, R. (2020). CONTRAPOR É CANSATIVO: A ERA DA PÓS-VERDADE E SUAS APLICAÇÕES NA CAMPANHA ELEITORAL DE JAIR BOLSONARO VIA WHATSAPP. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 14(1), 025–044. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p025-044

Número

Sección

Artigos

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