O LUGAR MÍSTICO DA INTIMIDADE NO IMAGINÁRIO CONTEMPORÂNEO: O PARTO COMO ESPETÁCULO

Autores

  • Heloisa Juncklaus Preis Moraes Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Edla Luz Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n2p452%20-%20466

Resumo

 

A visibilidade é marca da socialidade contemporânea e, junto com ela, a exposição da intimidade está cada vez mais presente. A relação entre imaginário e espetáculo1 é possível graças à profusão de tecnologias do imaginário, dispositivos de vigília, submissão, mas também de prazer. Assim, intentamos analisar este contexto relacionando-o, sob a perspectiva da antropologia do Imaginário durandiana(2002), com as estruturas mística e sintética do Regime Noturno da Imagem. Sua teoria, que tem alicerce nos schèmes, arquétipos, símbolos e mitos, permite a discussão em torno da prática social proposta aqui: a filmagem, e todo o espetáculo envolvido, do parto em hospitais e maternidades. O espetáculo resgata as imagens arquetipais da “grande mãe”, fomenta as práticas imaginativas da secreta  intimidade, na entrada das profundezas do ser e, em última análise, negação da morte.

 

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Biografia do Autor

Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina

Edla Luz, Universidade do Sul de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

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Publicado

30-10-2017

Edição

Seção

Artigos