EDUCAÇÃO INFANTIL E ATIVIDADE CRIADORA

Autores/as

  • Giovana Bianca Darolt Hillesheim Mestra e doutoranda em Artes Visuais pela UDESC Professora da licenciatura em Artes Visuais da UNIDAVI

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n3p271-282

Palabras clave:

Atividade Criadora. Educação Infantil. Ensino de Arte. Rotina Escolar

Resumen

Refletimos neste artigo sobre o ensino de arte no contexto das instituições de educação infantil partindo do pressuposto que a vida social é fundamental para que a criança construa seu pensamento e interaja no meio cultural. Resgatamos o conceito de atividade criadora desenvolvido pelo psicólogo russo Lev Vigotsky ao defender que toda atividade humana que não se limita a reproduzir impressões vividas, mas que cria novas ações e impressões enquadra-se no conceito de criatividade. Ao abordar a relevância da mesma no ambiente escolar, especificamente nas instituições de Educação Infantil, ressaltamos que para oportunizar o desenvolvimento da capacidade criadora o docente precisa ter em mente que quanto maiores são as vivências, maior a imaginação e que o ímpeto criativo não se manifesta repentinamente, senão de forma lenta e gradual. Conforme a criança vê, experimenta e assimila elementos reais, maior seu potencial criativo. Neste estudo inter-relacionamos os conceitos vigotskianos de atividade criadora com os estudos realizados pela pesquisadora Maria Carmem Silveira Barbosa sobre a rotina nas instituições de educação infantil. Buscamos elucidar de quais formas a arte se insere na estrutura destas instituições considerando as rotinas de organização do tempo e do espaço, assim como a seleção e a oferta de materiais. Nosso intuito é oportunizar aos docentes de artes visuais subsídios para que reflitam acerca da ação pedagógica na educação infantil mesclando os saberes próprios do campo educacional àqueles específicos da área artística.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giovana Bianca Darolt Hillesheim, Mestra e doutoranda em Artes Visuais pela UDESC Professora da licenciatura em Artes Visuais da UNIDAVI

Licenciada em Artes Visuais pela UNOESC.  Mestra e doutoranda em Artes Visuais pela UDESC. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão. Membro do Projeto Observatório da Formação de Professores de Artes Visuais: estudos comparados entre Brasil e Argentina (CAPES, MINCyT). Professora da Licenciatura em Artes Visuais da UNIDAVI.

Publicado

2015-11-23

Cómo citar

Hillesheim, G. B. D. (2015). EDUCAÇÃO INFANTIL E ATIVIDADE CRIADORA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 9(3), 271–282. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n3p271-282

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.