TROPICALISMO E IDENTIFICAÇÃO NACIONAL: CULTURA DA SOCIEDADE BRASILEIRA ATRAVÉS DO CINEMA

Autores/as

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins – UFT

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n3p263-272

Palabras clave:

Tropicalismo, identidade nacional, cultura, sociedade, cinema

Resumen

Este escrito busca trabalhar com a identificação nacional na época do movimento tropicalista. Para tal, utilizam-se duas obras de cinema no intuito de melhor ilustrar os mecanismos discursivos críticos usados pelos tropicalistas. Estas duas obras cinematográficas são “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, e “Bye Bye Brasil” de Carlos (Cacá) Diegues, de 1979. Ambas obras se utilizam claramente de uma estética tropicalista para abordarem a nação brasileira e uma busca de identidade nacional. A utilização de obras de arte cinematográficas, ambas com caráter tão nitidamente brasileiro, podem revelar-nos alguns importantes aspectos identitários próprios da sociedade nacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Doutorando em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Leiden Universiteit (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Publicado

2014-11-18

Cómo citar

Rodrigues, W. (2014). TROPICALISMO E IDENTIFICAÇÃO NACIONAL: CULTURA DA SOCIEDADE BRASILEIRA ATRAVÉS DO CINEMA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 8(3), 263–272. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n3p263-272

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.