COMUNICAÇÃO E IMAGEM: RESGATE DE SÍMBOLOS ALQUÍMICOS NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA PÓS-MODERNIDADE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p039-052

Keywords:

Comunicação, Artes, Linguagens

Abstract

Pretende-se, nesse debate, observar como na Pós-modernidade ocorre o resgate de códigos simbólicos antigos na produção audiovisual. Esses códigos simbólicos antigos, que serão apresentados, pertencem, principalmente, ao imaginário do final da Idade Média, e início da Idade Moderna que estariam ligados às representações alquímicas feitas em seus tratados. Dentro da comunicação, na produção audiovisual pós-moderna, pretende-se destacar momentos em que se resgata esse imaginário dos tratados alquímicos em filmes e seriados. Não se pretende analisar os filmes e um seriado de maneira integral, apenas destacar a relação intertextual - o cruzamento de diferentes textos - que ocorre com uma certa frequência nesse tipo de produção midiática. Acredita-se que, devido a tendência intertextual da estética pós-moderna, que se dá, comumente, através de citações e paródias, esse tipo de resgate simbólico se torna cada vez mais frequente. Além disso, a temática ligada às representações herméticas, parecem ter caído no gosto da audiência da Pós-modernidade, o que também amplia o uso e resgate dessa simbologia. Esse artigo se constitui como sendo um estudo teórico e exploratório, com revisão e análise bibliográfica. Além disso, devido a questão da intertextualidade, essa análise será guiada metodologicamente pelos conceitos apresentados por Roland Barthes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patricio Dugnani, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP, Mestre em Comunicação e Semiótica PUC/SP e Bacharel em Artes Plásticas pela Unesp. Professor nas áreas de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Artes do Colégio Giordano Bruno. Pesquisador do Grupo de pesquisa Observatório da Imagem e pesquisador no grupo de pesquisa (CNPQ) Linguagem, sociedade e identidade: estudos sobre a mídia, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor e Ilustrador com os seguintes livros publicados: A Herança Simbólica na Azulejaria Barroca (2012).  O Livro dos Labirintos (2004). Ovelhas e Lobos (2002), Beleléu (2003/ PNLD 2004), O Seu Lugar (2005/ PNLD 2006), Um Mundo Melhor (2006), Beleléu e os Números (2009), Beleléu e as Cores (2010), Beleléu e as Formas (2011), Beleléu e as Palavras (2014), O que é preciso para voar (2020). Pesquisador e Autor de artigos científicos das áreas de Comunicação, Sociologia Aplicada, Artes e Semiótica.

Published

2022-07-14

How to Cite

Dugnani, P. (2022). COMUNICAÇÃO E IMAGEM: RESGATE DE SÍMBOLOS ALQUÍMICOS NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA PÓS-MODERNIDADE. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 16(1), 039–052. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p039-052

Issue

Section

Dossiê temático: Cinema e Audiovisual em tempos de Streaming

Similar Articles

<< < 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.