CAMPO GERAL VERSUS MUTUM: ALGUMAS LEITURAS

Autores

  • Salete Sirino Paulina Machado UNESPAR/FAP
  • Rita das Graças Felix Fortes UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2011v5n1p002-021

Palavras-chave:

Campo Geral e Mutum. Literatura e Cinema. Leitura Comparativa.

Resumo

Este estudo aponta algumas leituras comparativas da novela Campo Geral, que integra a obra Corpo de Baile (1956), de João Guimarães Rosa, bem como da transposição fílmica de Campo Geral, após cinco décadas, para o filme Mutum (2007), de Sandra Kogut. Para tanto, promove-se a práxis da leitura literária e fílmica – de Campo Geral e Mutum –, por meio da articulação destes textos à teoria de leitor de Umberto Eco. E, ainda, na análise fílmica de Mutum, atuando como um leitor-modelo – de segundo nível – de Eco, alia-se as teorias sobre leitor deste autor à leitura da técnica da narrativa cinematográfica desenvolvida pelo estadunidense David Wark Griffith, tendo em vista que a escolha de cada um dos elementos fílmicos está diretamente relacionada à intencionalidade que o diretor – autor-empírico – pretende em relação à interpretação do espectador – leitor-modelo. E, ainda, a análise proposta no presente texto, centrada na relação autor-texto-leitor, pode propiciar aos interessados em estudar Literatura e Cinema, cotejaram como a linguagem literária é captada/reconfigurada pelo cinema. Ou seja, os efeitos estéticos da obra de Guimarães Rosa inspiraram Kogut a reescrever este texto literário em outra linguagem, a do cinema, cuja linguagem também provocará efeitos estéticos em seu receptor, no caso o espectador do filme Mutum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salete Sirino Paulina Machado, UNESPAR/FAP

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora Assistente do Curso de Cinema e Vídeo e Coordenadora do Curso de Pós-graduação – Lato Sensu – em Cinema, com ênfase em Produção, da Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR/FAP). Linha de Pesquisa: Literatura Brasileira: sociedade e mito.

Rita das Graças Felix Fortes, UNIOESTE

Pós-Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Letras – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Linhas de Pesquisas: Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados e Literatura Brasileira: sociedade e mito.

Downloads

Publicado

01-03-2012

Como Citar

Machado, S. S. P., & Fortes, R. das G. F. (2012). CAMPO GERAL VERSUS MUTUM: ALGUMAS LEITURAS. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 5(1), 002–021. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2011v5n1p002-021

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.