REFLEXÕES SOBRE MULTILETRAMENTOS E TEXTOS MULTIMODAIS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n2p107-119

Palavras-chave:

Alfabetização, Leitura, Letramentos, Textos.

Resumo

Este artigo busca pensar sobre multiletramentos, textos multimodais e sobre alguns outros temas ligados a estes e que devem ser pensados pelos educadores de todos os níveis. Nossa pesquisa para este texto foi qualitativa e baseada em uma bibliografia de referência, tendo como autores principais Paulo Freire (1996), Décio Pignatari (1997), Ana Mae Barbosa (1995), Lúcia Teixeira et al (2014), entre outros. Os resultados deste escrito de exercício de pensamento crítico revelam a importância do conhecimento epistemológico que se interliga e se relaciona através da leitura crítica de textos multimodais e da busca de sentidos para estes, formando uma rede onde temas aparentemente estanques dialogam intimamente.

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Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá – SP. Pós-graduado (lato sensu) em Cultura e Literatura pela Faculdade São Luís – SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Tocantins – UFT – CAPES/CNPq.

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Publicado

21-12-2022