O SILENCIAMENTO DAS VOZES SUBALTERNAS NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA ANALISE DA OBRA “QUARTO DE DESPEJO”, DE CAROLINA MARIA DE JESUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n3p503-515

Palavras-chave:

Quarto de despejo. Literatura afro-brasileira. Vozes subalternas. Cânone.

Resumo

Este artigo busca realizar uma análise a respeito da obra “Quarto de despejo – diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, que nos traz relatos reais sobre a vida em uma favela. Objetiva refletir, através da obra, sobre a temática afro-brasileira, de maneira a compreender sobre o que trata essa literatura afro-brasileira e qual sua relevância em ser inserida nos cânones literários. A metodologia utilizada foi teórica e de cunho bibliográfica. Os resultados mostram a necessidade em conhecer sobre a literatura afro-brasileira, pois entende-se que o uso de suas temáticas na construção de uma sociedade mais consciente e justa faz parte dos processos de desconstrução de estereótipos, de preconceitos e racismo que devem ocorrer em relação aos caminhos que achávamos conhecer sobre a história do negro no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá – SP. Pós-graduado (lato sensu) em Cultura e Literatura pela Faculdade São Luís – SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Tocantins – UFT – CAPES/CNPq.

Patrícia Karla de Morais, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína. Graduanda em  Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Tocantins – Unitins, Campus de Araguatins-TO.

Downloads

Publicado

30-09-2019

Como Citar

Rodrigues, W., & de Morais, P. K. (2019). O SILENCIAMENTO DAS VOZES SUBALTERNAS NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA ANALISE DA OBRA “QUARTO DE DESPEJO”, DE CAROLINA MARIA DE JESUS. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 13(3), 503–515. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n3p503-515

Edição

Seção

Artigos