O ensino de Português língua estrangeira no Brasil: ontem e hoje

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n1p101-114

Palavras-chave:

Português língua estrangeira, Ensino e aprendizagem, História, Brasil.

Resumo

Considerando o “boom” que o ensino e a aprendizagem de Português Língua Estrangeira (dovarante PLE) tem passado nos últimos trinta anos, em especial, o português falado no Brasil, este texto recupera uma  história complexa e contraditória, o ensino de uma língua estrangeira moderna. Árdua tarefa e que por vezes pode ser considerada incompleta por ser um trabalho de folego e prolongado estudo. Não obstante, o percurso apresentado propõe-se a traçar a história do ensino das línguas estrangeiras modernas no Brasil, a partir de um enfoque aparentemente linear; em seguida resgatar a história do ensino de PLE no Brasil e relacionando-a ao campo do ensino de línguas estrangeiras modernas; e, por fim, refletir sobre o presente momento no qual a emergência da área de PLE encontra-se analisada na perspectiva discursiva, percebendo a língua portuguesa do Brasil como uma língua transnacional (ZOPPI FONTANA, 2009). Desse modo, percebe-se a complexidade desta área e a necessária medida de reflexões que levam a ações transformadoras no campo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nildicéia Aparecida Rocha, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

07-04-2019

Como Citar

Rocha, N. A. (2019). O ensino de Português língua estrangeira no Brasil: ontem e hoje. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 13(1), 101–114. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n1p101-114

Edição

Seção

Artigos