O LATIM EM MARCAS E RÓTULOS COMERCIAIS: ANÁLISE DA UTILIDADE DE DETERMINADOS VOCÁBULOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p271-287

Palavras-chave:

Letras Clássicas. Latim. Análise Gramatical.

Resumo

Este trabalho objetiva a análise de marcas e rótulos comerciais como forma de identificar o uso da Língua Latina, isto é, demonstrar que, apesar de não ser falada por um povo na atualidade, essa língua sobrevive por meio de vocábulos empregados funcionalmente. Selecionou-se, para tanto, um corpus misto e aleatório composto por dez marcas de produtos diversos nomeados por palavras latinas, as quais se pretende explicar com base na gramática desse idioma. Com isso, tenciona-se a promoção de uma análise comprobatória de que, em alguns casos, a Língua Latina não se limita a vestígios e traços históricos, sendo utilizada plenamente na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Thiago Soares de Oliveira, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Doutorando e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor da Licenciatura em Letras do Instituto Federal Fluminense e Coordenador do projeto de pesquisa "O Português Histórico e a sua aplicabilidade na explicação de fenômenos fonéticos da Língua Portuguesa", registrado no Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens (NECEL). E-mail: so.thiago@hotmail.com.

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Publicado

17-06-2017

Edição

Seção

Artigos