EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA (EPT) NO BRASIL E SEUS DOCENTES: TRAJETOS E DESAFIOS

Autores

  • Guilherme da Silva dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Tereza Nunes Marchesan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p357-374

Palavras-chave:

Linguagens, Letras, Educação

Resumo

Na data de 29 de dezembro do ano de 2008 foi sancionada a Lei nº 11.892, criando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) com o propósito de fundar a igualdade na diversidade social, econômica, geográfica e cultural do Brasil. Nesse contexto, a função do professor, atuante nessa modalidade de ensino, começou a receber maiores atenções. Dessa forma, visando a contribuir com as investigações nessa modalidade de ensino brasileiro, o objetivo deste trabalho é apresentar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, assim como registrar as mudanças contextuais que a EPT apresentou no país com base na formação de seus professores. Para esta investigação, realizou-se um resgate histórico na cronologia da EPT e a qualificação dos docentes em exercício nessa modalidade, para assim, contrastar com a EPT e a qualificação docente atual. Foi possível perceber que de “um forte contingente de profissionais de áreas diversas, sem a qualificação pedagógica (PEREIRA, 2004, p.03) ”, a EPT brasileira, a partir da LDB e a Lei nº 5.692/61, vem procurando estabelecer debates sobre a atuação do docente em serviço nessa modalidade.

 

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Biografia do Autor

Guilherme da Silva dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Letras Língua Portuguesa e Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas, pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). Mestre em Letras, área da Linguística, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do Instituto Federal Farroupilha, Câmpus São Vicente do Sul. Pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisa em Línguas Instrumentais (CEPESLI)-UFSM.

Maria Tereza Nunes Marchesan, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutora pela Texas A&M University

Doutora em Letras pela Universidade federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

17-06-2017

Como Citar

Santos, G. da S. dos, & Marchesan, M. T. N. (2017). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA (EPT) NO BRASIL E SEUS DOCENTES: TRAJETOS E DESAFIOS. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 11(1), 357–374. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p357-374

Edição

Seção

Artigos