ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n3p004-024

Palavras-chave:

EJA, Ensino de Língua, Formação humana integral, Privação de liberdade.

Resumo

Este artigo apresenta as indicações para o ensino de Língua Portuguesa/Materna nos espaços de privação de liberdade do Estado de Santa Catarina, presentes nos documentos orientadores, e busca aproximar os futuros docentes, pesquisadores e interessados à área de Educação de Jovens e Adultos nesses espaços. A partir de uma investigação de cunho bibliográfico e considerando a Teoria Histórico-Cultural como base teórico-metodológica dos documentos que orientam a EJA no Estado, este trabalho retrata as indicações contidas nos documentos orientadores, a saber: a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014); o Plano estadual de educação em prisões 2016-2026: educação, prisão e liberdade, diálogos possíveis (2017) e o Projeto Político-Pedagógico – CEJA Centro Florianópolis (2018, 2019) e apresenta, através de dados numéricos, a atual situação educacional, em geral, desses espaços. A análise de tais documentos dá conta de certo distanciamento das indicações com a concepção de formação humana integral e a ausência quanto ao tratamento específico das orientações para o ensino de Língua Portuguesa/Materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Pedralli, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre (2011) e Doutora (2014) em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.

Carolina Fabricia Narciso, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela (2019) e Licenciada (2020) em Letras Português e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestranda em Linguística pela mesma universidade. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Edição

Seção

Artigos