A COMPARAÇÃO ENTRE DOCUMENTOS OFICIAIS EM LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA: A NECESSIDADE DE UM OLHAR MAIS AMPLO PARA OS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS TEXTOS

Autores

  • Ana Cecília Gama Torres Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
  • Eliza Cristina de Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p112-123

Palavras-chave:

Diretrizes oficias. Contextualização. Dinamismo. Currículo Nacional Comum.

Resumo

A proposta inicial deste trabalho era comparar as diretrizes oficias (brasileira e americana) na área de física para o ensino médio, especificamente, o PCN+ (2002) e o NGSS (New Generation Science Standards, 2013). Observamos que os contextos de produção e de circulação do texto brasileiro e do americano são distintos, o que inibiu a comparação entre a proposta nacional e a estrangeira. Apesar dessa dificuldade, observamos que é importante visualizar os contextos de produção/ circulação dos documentos oficiais a partir das suas várias dimensões: socioeconômica, histórica e no âmbito da própria escola, no cotidiano de suas salas de aula. Concluímos que as possibilidades de significação dos documentos oficiais estão entrelaçadas ao dinamismo desses contextos. Assim, ainda que a diretriz brasileira se encontre consubstanciada pela LDB 9394/96 e pela própria Constituição Federal/88 e também em conformidade com as pesquisas na área, isso não é suficiente para assegurar o seu cumprimento ou restringir as suas possibilidades de significação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cecília Gama Torres, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Letras pela UFSC/ PGI (2003), tem interesse na área de linguistica aplicada e sua interface com a educação. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Eliza Cristina de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Acadêmica da Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física- IFSC e bolsista de extensão IFSC.

Downloads

Publicado

26-04-2016

Edição

Seção

Artigos