O UNIVERSO PLURAL E MULTIFACÉTICO DA TECNOLOGIA NA PEÇA O HOMEM E O CAVALO DE OSWALD DE ANDRADE

Autores

  • Angela Matia Fanine Rubel utfpr
  • Aline Prado Maciel UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n3p291-310

Palavras-chave:

Teatro brasileiro, Construções literárias discursivas, Universo da Tecnologia, Carnavalização, Oswald de Andrade.

Resumo

Este artigo analisa as construções discursivas do universo da tecnologia na peça O homem e o cavalo de Oswald de Andrade (1890-1954), demonstrando que essas representações ocorrem a partir de uma perspectiva carnavalizada em que a tecnologia é percebida de modo plural, multifacetada e carnavalizada, sendo formalizada em suas contradições entre o velho e o novo, o bem e o mal, o determinado e o neutro, servindo tanto ao Socialismo de Estado stalinista quanto à sociedade burguesa ocidental.

 

 

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Biografia do Autor

Angela Matia Fanine Rubel, utfpr

PROFESSORA DA PÓS-GRADUAÇÃO E DE LETRAS.

Aline Prado Maciel, UTFPR

MESTRE PELA UTFPR

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Publicado

18-04-2014

Como Citar

Fanine Rubel, A. M., & Maciel, A. P. (2014). O UNIVERSO PLURAL E MULTIFACÉTICO DA TECNOLOGIA NA PEÇA O HOMEM E O CAVALO DE OSWALD DE ANDRADE. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 7(3), 291–310. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n3p291-310

Edição

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