A PERSUASIVIDADE NO DISCURSO RELIGIOSO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n1p39-54Palavras-chave:
Discurso religioso. Ilusão de Reversibilidade. Persuasão.Resumo
Este artigo pretende analisar as estratégias persuasivas encontradas em excertos de discursos religiosos cristãos. Trataremos o discurso religioso como um registro e discutiremos a distinção entre propriedades e marcas deste tipo de formação discursiva (Orlandi, 1987). Discorreremos acerca da noção de reversibilidade no discurso e seu aspecto diferencial no dizer religioso, denominado por Orlandi (1987) de ilusão de reversibilidade. A título de exemplificação, utilizaremos neste trabalho, trechos de textos do líder religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, publicados no periódico veiculado pela referida instituição, intitulado Folha Universal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.