PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: A INTERAÇÃO COM A TERCEIRA IDADE ATRAVÉS DOS ESTÁGIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Abelardo José Avelino Neto FURB
  • Emanoela da Silva FURB
  • Elisa Probst Hausmann FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n2p192-203

Palavras-chave:

Educação Permanente. Língua Portuguesa. Letramentos. Língua Inglesa. Sustentabilidade.

Resumo

Neste artigo apresentamos os processos de estágio de língua portuguesa e língua inglesa, ocorridos na oitava e última fase do curso de Letras da Universidade Regional de Blumenau - FURB. O semestre integrou os estágios em espaços alternativos de ensino, sendo que para a sua realização foi escolhido um programa de educação para idosos chamado PROEP – Programa de Educação Permanente, o qual é subsidiado e sediado na própria universidade. O estágio é de suma importância para a formação do professor, uma vez que o coloca em confronto com a práxis, conhecendo e refletindo sobre as questões pedagógicas da educação, e, neste caso, oferecendo a oportunidade de observar e atuar em um campo diferenciado de educação. Neste trabalho há uma apresentação do campo de estágio, seguida da fundamentação teórica, o relato e análise das experiências de observação no estágio, as oficinas de língua portuguesa e língua inglesa e, por fim, as considerações finais. Foi possível constatar que este campo de atuação envolve fatores complexos como a idade dos alunos, suas diferentes identidades sociais, suas experiências de vida, sua rotina e cuidados especiais, entre outros. Por outro lado, o programa de educação permanente promove o bem-estar aos alunos, de modo a complementar sua vida, proporcionando-os momentos de aprendizado, troca de experiências e lazer.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abelardo José Avelino Neto, FURB

Acadêmico do curso de Letras na Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Emanoela da Silva, FURB

Acadêmica do curso de Letras na Universidade Regional de Blumenau – FURB.

 

Elisa Probst Hausmann, FURB

Professora titular do Departamento de Letras – FURB e orientadora de estágio do curso de Letras. Mestre em Educação pela FURB.

 

Downloads

Publicado

20-12-2013

Como Citar

Avelino Neto, A. J., Silva, E. da, & Hausmann, E. P. (2013). PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: A INTERAÇÃO COM A TERCEIRA IDADE ATRAVÉS DOS ESTÁGIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 7(2), 192–203. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n2p192-203

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.