METÁFORAS IDENTITÁRIAS E SIGNIFICAÇÕES AFRO-AMERICANAS NA FICÇÃO DE TONI MORRISON

Autores

  • José Endoença Martins Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2007v1n1p73-85

Palavras-chave:

Metáforas, Identidades, Conversões.

Resumo

No artigo desenho uma comunidade imaginada da diferença (Hall, 2001), de afro-americanos. Nela, examino mobilidade identitária (Hall, 2001) e conversão política (West, 1994), a partir de metáforas (Shakespeare, 1999; Rodó, 2006; Retamar, 2005; Gates, 1988) e significação intertextual (Gates, 1988). Cotejo o movimento entre as identidades assimilacionista, nacionalista e catalista com a conversão política de personagens morrisonianas como Pecola Breedlove, Milkman Dead e Jadine Childs. Relaciono identidades e personagens às metáforas Ariel, Calibã e Exu. Por fim, estabeleço conversa entre os romances de Morrison, O Olho Mais Azul (1994), A Canção de Solomon (2004), e Pérola Negra (1987), para definir diálogos entre metáforas, identidades, conversões e personagens. Palavras-chave: Metáforas; Identidades; Conversões.

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Como Citar

Martins, J. E. (2007). METÁFORAS IDENTITÁRIAS E SIGNIFICAÇÕES AFRO-AMERICANAS NA FICÇÃO DE TONI MORRISON. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 1(1), 73–85. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2007v1n1p73-85

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