AS IMAGENS QUE “VALEM MAIS QUE MIL PALAVRAS” NO “SILÊNCIO” DE EMICIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p072-091

Palavras-chave:

Videoclipe, Silêncio, Narrativa, Imagem, Reflexão.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise das imagens no videoclipe "Silêncio", do cantor Emicida, com ênfase para suas potencialidades mobilizadoras e de reflexividade. Tracejei, com base em Van Sijll (2017), uma narrativa cinematográfica, inclusive destacando as estratégias utilizadas na construção de cada cena com imagens em movimento. Além disso, com o objetivo de sondar o que as imagens dão a pensar, recorri aos ensinamentos de Alloa (2015) e, seguindo Mitchell (2015) e Rancière (2015), conjecturei prováveis desejos de cada uma delas, ao passo que propus interrogações, com o intuito de ampliar as reflexões sobre tal artifício visual que integra a obra.

Palavras-chave: Videoclipe. Silêncio. Narrativa. Imagem. Reflexão.

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Biografia do Autor

Antonio Ismael Lopes de Sousa, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduado em Letras pela  Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

14-07-2022

Como Citar

Sousa, A. I. L. de. (2022). AS IMAGENS QUE “VALEM MAIS QUE MIL PALAVRAS” NO “SILÊNCIO” DE EMICIDA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 16(1), 072–091. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p072-091

Edição

Seção

Dossiê temático: Cinema e Audiovisual em tempos de Streaming

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