OS REGIMES DA IMAGEM E AS RELAÇÕES INTERMIDIÁTICAS NA PRIMEIRA TEMPORADA DA SÉRIE ANNE WITH AN E

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p003-017

Palavras-chave:

Intermidialidade, Imaginário, Anne, Série.

Resumo

Este texto tem como finalidade dialogar com as teorias do imaginário e da intermidialidade assentada na análise da série “Anne with an E”, de Miranda de Pencier e Moira Walley-Beckett, produzida em 2017. A produção está disponível na plataforma de streaming Netflix, é baseada na coletânea Anne de Green Gables da escritora Lucy Maud Montgomery de 1908. Busca, por meio de uma análise sensível, expor as transposições e relações intermidiáticas que se evocam na primeira temporada da narrativa, revelando os imaginários que as permeiam e seus personagens. Os diálogos são construídos à luz de autores como Gilbert Durand (1993; 1995; 1996; 1999; 2004; 2008; 2012; 2013) na perspectiva dos regimes da imagem e antropologia do imaginário, Michel Maffesoli (2001; 2012) e sua compreensão formista do imaginário,  Clüver (2011) Rajewsky (2012),  Higgins (2012) que se dedicam em analisar e compreender os estudos das interartes e relações intermidiáticas, Jost (2018), Silva (2014) e Azubel (2018) que discorrem sobre o desenvolvimento do gênero série televisiva. Nesta incursão foi possível captar a jornada da personagem Anne em uma trajetória marcada por sofrimentos e tentativas de escapar de um trágico destino do abandono, por meio da literatura e do devaneio poético, sendo a síntese e expressão de intermidialidade.

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Biografia do Autor

Eliane dos Santos Macedo Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

 

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Publicado

14-07-2022

Como Citar

dos Santos Macedo Oliveira, E. (2022). OS REGIMES DA IMAGEM E AS RELAÇÕES INTERMIDIÁTICAS NA PRIMEIRA TEMPORADA DA SÉRIE ANNE WITH AN E. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 16(1), 003–017. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p003-017

Edição

Seção

Dossiê temático: Cinema e Audiovisual em tempos de Streaming