UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p164-185

Palavras-chave:

TIC, Ensino de Física, Atividades experimentais

Resumo

 No presente trabalho realizamos uma revisão sistemática da literatura referente às publicações nacionais sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) integradas às atividades experimentais no ensino de Física e Ciências. Para isso, utilizamos a plataforma SUCUPIRA, a fim de encontrarmos as revistas (analisamos revistas de qualis A1, A2 e B1) e, subsequente a isso, os artigos a serem analisados na área de ensino. Os resultados apontam que, com o passar dos anos, a utilização das TIC’s no ensino de Física e Ciências vem ganhando maior notoriedade, muito em função do avanço das TIC’s e disponibilidade dos recursos tecnológicos, bem como pudemos concluir que a maioria dos trabalhos são propostas não implementadas. Quando analisado o nível de ensino ao qual estão ligadas as publicações, percebemos uma equidade entre o ensino médio e superior, e os conteúdos de Física mais abordados nesses trabalhos são oscilações, cinemática e eletromagnetismo

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naamã Lobosco Rodrigues Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Dioni Paulo Pastorio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Doutor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Lobosco Rodrigues Machado, N., & Paulo Pastorio, D. (2022). UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA. Revista Dynamis, 28(1), 164–185. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p164-185

Edição

Seção

Artigos