ELEMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA EM UMA PROPOSTA SOBRE FÍSICA DE PARTÍCULAS BASEADA NO MÉTODO DBR-TLS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p71-91

Palavras-chave:

Física de Partículas, Alfabetização Científica e Técnica, método DBR-TLS.

Resumo

Esta pesquisa apresenta os resultados da produção e aplicação de uma sequência didática, observando-se os elementos da Alfabetização Científica e Técnica (ACT). Com foco no conteúdo de física de partículas e no contexto histórico da criação da World Wide Web, aportamo-nos aos fundamentos da Design-Based Research e da Teaching-Learning Sequence (DBR-TLS). A experiência foi aplicada em uma escola pública do estado do Pará, Brasil, durante a qual foram registradas ocorrências relevantes em um diário de docência e os estudantes produziram webfólios sob a orientação pedagógica do professor; dois instrumentos que compuseram o material empírico analisado à luz da referência ACT e com as diretrizes de Análise Textual Discursiva (ATD). Com foco qualitativo, foram identificados cinco eixos analíticos, cuja análise da produção dos alunos pode revelar elementos técnicos e científicos, históricos, epistemológicos, midiáticos, científico-tecnológicos, sociais, financeiros, tecnológicos, econômicos, sócio-políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) em co-tutela com a Universidade Federal do Pará (UFPA) Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Pós-Graduado a nível de Especialização em Docência Universitária com ênfase em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2013/2014). Atua na na área de docência em Física, Matemática, Química e Ciências Naturais. Licenciado em Ciências Naturais - com habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (2010).

Alexandre Guimarães Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Física-bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1999) em Mecânica Quântica e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2003) na área de Teoria Quântica de Campos. No período de 2004 à 2005 participou como pós-doc no Projeto Milênio de Informação Quântica na Universidade Federal de Minas Gerais. É Professor Associado IV da Universidade Federal do Pará. Realizou entre os anos de 2012 e 2013 Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo na área de Ensino de Física sob supervisão do professor Maurício Pietrocola (FE-USP). Coordena desde 2011 o PCNA, programa de assistência estudantil de cunho didático-pedagógico interligado à questões de ensino-pesquisa e extensão. É coordenador desde 2017 do grupo de pesquisa do Laboratório de Inovação Didática em Física (LIDF) que lida com inovação no ensino de Física com interfaces para as engenharias a partir da introdução de novas práticas de ensino-aprendizagem e de novos recursos instrucionais de caráter didático-pedagógico investigativo em diversos formatos.

Licurgo Peixoto de Brito, Universidade Federal do Pará (UFPA)

licenciado em Ciências Naturais (1979), em Física (1984) e doutor em Geofísica (1994), títulos obtidos pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor Titular da UFPA, lotado no Instituto de Ciências Exatas e Naturais e no Instituto de Educação Matemática e Científica, atuando na graduação e na pós-graduação em ambos, e coordena o Polo Acadêmico UFPA-REAMEC para formação de doutores em Educação em Ciências e Matemática na Amazônia Legal brasileira. Possui experiência em Gestão Acadêmica tanto na UFPA quanto na Secretariaria de Estado de Educação do Pará onde atuou por cinco anos e meio, e participou de diversas comissões junto ao MEC, INEP e CAPES onde compôs o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (gestão 2011-2014 e gestão 2014-2017). Já desenvolveu pesquisas na área de Geociências, com ênfase em Métodos Eletromagnéticos, e atualmente dedica-se à pesquisa em Ensino de Ciências com enfoque CTS, atuando principalmente em Ensino de Física Através de Temas, com ênfase em temas regionais da Amazônia.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Rodrigues-Moura, S., Rodrigues, A. G., & Brito, L. P. de. (2022). ELEMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA EM UMA PROPOSTA SOBRE FÍSICA DE PARTÍCULAS BASEADA NO MÉTODO DBR-TLS. Revista Dynamis, 28(1), 71–91. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p71-91

Edição

Seção

Artigos