APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO ENSINO DOS NÚMEROS E SEUS CONJUNTOS / CRITICAL MEANINGFUL LEARNING IN NUMBERS AND THEIR SETS TEACHING

Autores

  • Adriana Regina da Rocha Chirone Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima. Doutoranda da Universidade de Burgos/Espanha
  • Marco Antonio Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Instituto de Física
  • Concesa Caballero Sahelices Universidade de Burgos/Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p03-19

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa Crítica, UEPS, Números e seus Conjuntos, Modelo Triádico de Gowin.

Resumo

Esse trabalho faz parte de um estudo doutoral em andamento realizado em aulas de matemática do 8º ano de uma escola no Estado de Roraima, Brasil. Tem como objetivo analisar a compreensão que os estudantes têm dos números e seus conjuntos, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) de Moreira. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: uma prova de lápis e papel e uma autoavaliação. As análises dos resultados serão discutidas a partir dos princípios da TASC e do modelo triádico de Gowin (1981), com o compartilhamento de significados dos alunos em relação aos números e seus conjuntos. Para tanto serão apresentados os resultados do diagnóstico inicial, uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e um modelo de avaliação. Buscaram-se evidências de que a sequência didática apresentada neste trabalho alcançou seu objetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Regina da Rocha Chirone, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima. Doutoranda da Universidade de Burgos/Espanha

Doutoranda da Universidade de Burgos/Espanha. Mestre em Ensino de Ciências. Profª. de matemática do Colégio de Aplicação da UFRR.

Marco Antonio Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Instituto de Física

Doutorado em PhD in Science Education pela Cornell University, Estados Unidos(1977)
Coordenador CPG MNPEF da Sociedade Brasileira de Física , Brasil

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível SR

Concesa Caballero Sahelices, Universidade de Burgos/Faculdade de Educação

Prof.ª Doutora da Universidade de Burgos (UBU)/Espanha. Prof.ª efetiva do doutorado em Educação da UBU

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Chirone, A. R. da R., Moreira, M. A., & Sahelices, C. C. (2021). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO ENSINO DOS NÚMEROS E SEUS CONJUNTOS / CRITICAL MEANINGFUL LEARNING IN NUMBERS AND THEIR SETS TEACHING. Revista Dynamis, 27(2), 03–19. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p03-19

Edição

Seção

Artigos