A EDUCAÇÃO FILOSÓFICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO ESTADO DO PARANÁ / CHEMISTRY TEACHERS’S PHILOSOPHICAL EDUCATION IN THE STATE OF PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p115-136

Palavras-chave:

Educação Química, Filosofia, Filosofia da Educação em Ciências, Formação de Professores / Chemistry Education, Philosophy, Philosophy of Science Education, Teacher education.

Resumo

Apresentamos um estudo acerca da formação filosófica em Licenciaturas em Química no Paraná. Fundamentados pela Filosofia da Educação em Ciências – integração da Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Ciência e em como estas influenciam a Educação em Ciências – investigamos Universidades e Institutos Federais e Universidades Estaduais e identificamos 27 cursos. 25 possuem algum componente curricular de interesse. Mapeamos os municípios do Paraná, instituições e componentes curriculares vinculados às filosofias. A maioria dos cursos superou o negligenciamento à Filosofia na formação de professores de Química. Vinculam-se à Filosofia da Ciência em detrimento à Filosofia e Filosofia da Educação. A última constitui como suporte de educadores para lidarem com crises educacionais e a Filosofia está vinculada à Epistemologia, Ética e Estética. Uma Filosofia da Educação em Ciências que lide com os conceitos apresentados e vinculados à Educação em Ciências pode reforçar a identidade docente em Ciências/Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana da Silva Garcia, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Habilitação Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina.

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor Adjunto do Departamento de Sociais e Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Garcia, M. da S., & Sousa, R. S. de. (2021). A EDUCAÇÃO FILOSÓFICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO ESTADO DO PARANÁ / CHEMISTRY TEACHERS’S PHILOSOPHICAL EDUCATION IN THE STATE OF PARANÁ. Revista Dynamis, 27(1), 115–136. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p115-136

Edição

Seção

Artigos