A EDUCAÇÃO FILOSÓFICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO ESTADO DO PARANÁ / CHEMISTRY TEACHERS’S PHILOSOPHICAL EDUCATION IN THE STATE OF PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p115-136Palavras-chave:
Educação Química, Filosofia, Filosofia da Educação em Ciências, Formação de Professores / Chemistry Education, Philosophy, Philosophy of Science Education, Teacher education.Resumo
Apresentamos um estudo acerca da formação filosófica em Licenciaturas em Química no Paraná. Fundamentados pela Filosofia da Educação em Ciências – integração da Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Ciência e em como estas influenciam a Educação em Ciências – investigamos Universidades e Institutos Federais e Universidades Estaduais e identificamos 27 cursos. 25 possuem algum componente curricular de interesse. Mapeamos os municípios do Paraná, instituições e componentes curriculares vinculados às filosofias. A maioria dos cursos superou o negligenciamento à Filosofia na formação de professores de Química. Vinculam-se à Filosofia da Ciência em detrimento à Filosofia e Filosofia da Educação. A última constitui como suporte de educadores para lidarem com crises educacionais e a Filosofia está vinculada à Epistemologia, Ética e Estética. Uma Filosofia da Educação em Ciências que lide com os conceitos apresentados e vinculados à Educação em Ciências pode reforçar a identidade docente em Ciências/Química.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.