AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE EQUILÍBRIO QUÍMICO EM UMA UEPS UTILIZANDO MULTIMETODOLOGIAS / ASSESSMENT OF THE LEARNING OF CHEMICAL EQUILIBRIUM CONCEPTS IN A PMTUS USING MULTIMETHODOLOGIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p99-114

Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem Significativa, Unidades de Ensino Potencialmente Significativa, Ensino de Química.

Resumo

Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) abordando os conceitos de Equilíbrio Químico, foi desenvolvida com estudantes do ensino médio de uma instituição pública do Paraná/Brasil, com o objetivo de evidenciar a progressividade na compreensão dos conceitos estudados e identificar indícios de aprendizagem significativa. Os dados coletados referente à aprendizagem foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva, pelas categorias: 1) Reação Química; 2) Equilíbrio Químico; 3) Características do Equilíbrio Químico; 4) Constante do Equilíbrio Químico; 5) Deslocamento do Equilíbrio Químico. Os critérios para indicar os níveis de compreensão dos conceitos são: Compreende Totalmente (CT); Compreende Parcialmente (CP); Compreende (C); Não Compreende (NC); Não respondeu/Branco (B). Os resultados indicam que a UEPS desenvolvida empregando multimetodologias influenciou consideravelmente na predisposição em aprender dos estudantes, condição para a ocorrência de aprendizagem significativa. A ampliação conceitual verificada na progressividade da compreensão dos conceitos e a exemplificação nas respostas indicam indícios de aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Zamberlan Costa Beber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste

Química Licenciada - Universidade de Cruz Alta

Mestre em Educação - Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Kathia Regina Kunzler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Assis Chateaubriand

Química Licenciatura - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Engenharia Agrícola - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Simone Lazarino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Assis Chateaubriand

Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Downloads

Publicado

2019-11-04

Como Citar

Costa Beber, S. Z., Kunzler, K. R., & Lazarino, S. (2019). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE EQUILÍBRIO QUÍMICO EM UMA UEPS UTILIZANDO MULTIMETODOLOGIAS / ASSESSMENT OF THE LEARNING OF CHEMICAL EQUILIBRIUM CONCEPTS IN A PMTUS USING MULTIMETHODOLOGIES. Revista Dynamis, 25(3), 99–114. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p99-114