MODELAGEM MATEMÁTICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM / MATHEMATICAL MODELING IN MATHEMATICAL EDUCATION: POSSIBILITIES FOR TEACHING AND LEARNING PROCESSES

Autores

  • Maria Rosana Soares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Ponta Grossa.
  • Jorge Henrique Gualandi Instituto Federal do Espírito Santo de Cachoeiro de Itapemirim

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p03-25

Palavras-chave:

Educação Matemática. Modelagem Matemática. Possibilidades. Processos de ensino e aprendizagem

Resumo

Na literatura da modelagem matemática, há diferentes procedimentos (etapas ou possibilidades de abordagens) para desenvolvê-la e explorá-la no ensino de matemática. Este artigo tem como objetivo apresentar e evidenciar as essenciais possibilidades para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, extraídos da literatura e de atividades de modelagem desenvolvidas em um curso de licenciatura em matemática. Metodologicamente, o estudo foi amparado por análises bibliográficas e práticas, pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e estudo de caso, utilizando materiais audiovisuais como o software Calc, o Excel, o Word e bibliotecas on-line. As coletas de dados derivaram-se da observação, da intervenção na pesquisa e dos dados analisados e extraídos de anotações, atividades feitas pelos sujeitos, consultas ao Ministério da Saúde, imagens, registros e questionários. Portanto, [...] Não consegui salvar o resumo inteiro aqui, pois apresentava erros no sistema on-line.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rosana Soares, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Maria Rosana Soares possui doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) (2017) e mestrado profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Ponta Grossa (UTFPR/PG) (2012). Ela tem duas especializações (lato sensu): Instrumentalização para o Ensino de Matemática pela UTFPR de Cornélio Procópio (UTFPR/CP) (2007) e Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (UTFPR/CP) (2010). Além do mais, ela possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná de Cornélio Procópio (UENP-FAFICOP) (2005). Ela apresenta experiências de professora e de pesquisadora, sobretudo, no ensino de matemática: Kumon, Educação Básica e modalidades de ensino (ensinos fundamental II e médio, educação de jovens e adultos - EJA e educação profissional), Educação Superior (graduação) e atuações de professora e de pesquisadora sobre e por meio da modelagem matemática em educação matemática envolvendo investigações bibliográficas e empíricas. Nisso, a modelagem matemática é investigada desde de 2004 em seus estudos ou pesquisas acadêmicas nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu e também nas suas práticas docente, tornando-se autora de monografias, de dissertação, de tese, de artigos, de capítulo de livro e de livro nacional e internacional nesse assunto. Portanto, ela pesquisa, investiga, estuda, analisa, evidencia e aprofunda com base em duas Áreas da Capes, Ensino e Educação, assim como nas seguintes Áreas de conhecimento: educação matemática e metodologias de ensino e de pesquisa qualitativa - processos de ensino e de aprendizagem da matemática, modelagem matemática em educação matemática, formação dos futuros professores de matemática e estado da arte da pesquisa ou estado do conhecimento da pesquisa.

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Ponta Grossa.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Atua na Graduação com a disciplina Probabilidade e Estatística para cursos de Engenharia. Também atua na pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, cursos de mestrado e doutorado, onde orienta e trabalha com a disciplina Tópicos de Estatística Aplicada.

Jorge Henrique Gualandi, Instituto Federal do Espírito Santo de Cachoeiro de Itapemirim

Possui Habilitação profissional em Magistério pela Escola de 2º Grau Dr "Rage Miguel, graduação em Licenciatura em Matemática pela FAFILE/UEMG - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola/ Universidade do Estado de Minas Gerais, especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA , especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pela AVM-Faculdades Integradas - RJ, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-MG e Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP . Atualmente é professor do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim . Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos de Matemática, Ensino de Geometria ,e Ensino de Álgebra. Membro do grupo de pesquisa GPEA- Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP e do grupo Matemática e Educação - Ifes, e possui experiência em Formação Continuada para Professores que Ensinam Matemática.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Soares, M. R., Junior, G. dos S., & Gualandi, J. H. (2021). MODELAGEM MATEMÁTICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM / MATHEMATICAL MODELING IN MATHEMATICAL EDUCATION: POSSIBILITIES FOR TEACHING AND LEARNING PROCESSES. Revista Dynamis, 27(1), 03–25. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p03-25

Edição

Seção

Artigos