A DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NORMAL EM NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Jacqueline Rossana Maria Zaions Secretaria do Estado da Educação do Paraná
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná-UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p71-89

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Disseminação das Práticas, Formação Docente

Resumo

O estudo objetivou analisar como se disseminam as práticas de Educação Ambiental nas ações de duas professoras formadoras e de oito formadas no curso de Formação de Docentes-Curso Normal, em nível médio, que foram suas alunas e cursam Pedagogia em distintas universidades. Trata-se de uma pesquisa exploratória,de natureza qualitativa, em que a pesquisa empírica foi desenvolvida a partir de entrevistas semiestruturadas. Na análise dos dados empregou-se a técnica da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). As três macrotendências político-pedagógicas de Layrargues e Lima (2011) foram adotadas como eixo estruturante para compor as categorias a priori: concepção conservacionista; concepção pragmática; concepção crítica. Foi constatado que as três macrotendências estão presentes tanto nas concepções quanto nas ações de EA das entrevistadas, considerando que tais ações são imbricadas em distintas formas de compreender a dimensão ambiental e suas inter-relações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Rossana Maria Zaions, Secretaria do Estado da Educação do Paraná

Graduação em Biologia e mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná-UFPR

Possui graduação em Ciências Habilitação, mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Zaions, J. R. M., & Lorenzetti, L. (2018). A DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NORMAL EM NÍVEL MÉDIO. Revista Dynamis, 23(2), 71–89. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p71-89

Edição

Seção

Artigos