ESTUDOS DO DISCURSO E DA TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS CRÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Autores

  • Bethania Medeiros Geremias Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p54-70

Palavras-chave:

Teoria Crítica da Tecnologia, Análise de Discurso, Educação CTS, Tecnologia

Resumo

Nesse artigo, promovo um diálogo entre a Teoria Crítica da Tecnologia a Análise de Discurso com o intuito de problematizar interpretações deterministas, instrumentalistas e neutras que acompanham os debates sobre o campo de conhecimento tecnológico na Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade. Considero que o diálogo proposto fornece subsídios para a produção de deslocamentos de sentidos e das práticas educativas e tecnológicas que visam formar pessoas para a vida social e laboral. Ao mesmo tempo, a metáfora de cidade, utilizada por Feenberg, se apresenta como uma possibilidade de transformação no ensino de ciências e/ou tecnologias, produzindo, em meu entendimento, uma ruptura como o modelo de escola-universidade concebido em uma perspectiva fabril. Com base nos debates aqui engendrados é possível pensar uma educação transformadora, na qual a metáfora da cidade, aplicada no âmbito educacional, possa instaurar novas dinâmicas nos processos de ensino-aprendizagem de ciências e/ou tecnologia, em nível médio/técnico ou superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bethania Medeiros Geremias, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Professora Adjunta A do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Área Didática e Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Geremias, B. M. (2018). ESTUDOS DO DISCURSO E DA TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS CRÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. Revista Dynamis, 23(2), 54–70. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p54-70

Edição

Seção

Artigos