MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS A PARTIR DOS CRITÉRIOS DE CONFIABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p69-90

Palavras-chave:

Tendência da Educação Matemática. Espaços de Formação Docente. Validade da Pesquisa.

Resumo

A preocupação com o rigor e a confiabilidade das pesquisas qualitativas têm se evidenciado no âmbito Educacional. Esse cenário favorece iniciativas como a metapesquisa que ora apresentamos, cuja intenção é responder: O que se revela sobre a confiabilidade em artigos de pesquisa sobre a Modelagem Matemática e formação de professores a partir dos artigos disponíveis no banco de dados do Google Acadêmico? Esta é uma pesquisa qualitativa que emergiu de comparações entre o texto "Os critérios de cientificidade dos métodos qualitativos" Laperrière (2010) e textos sobre Modelagem Matemática e Formação de Professores, levantados entre os artigos do banco de dados do Google Acadêmico. Esses dados foram analisados e categorizados com o auxílio do software Atlas.ti. Os resultados revelaram que embora os Critérios de Confiabilidade de Laperrière (2010) se apliquem inicialmente às pesquisas de campo, eles podem ser estendidos a outras pesquisas com diferentes abordagens.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele de Sousa Lins Mutti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrado em Ensino. Matemática.

Silvio Rogerio Martins, Universidade Estadual do Oeste Paraná

Mestrado em Ensino. Matemática.

Elhane de Fátima Fritsch Cararo, Universidade Estadual Oeste do Paraná

Mestrado em Educação. Matemática.

Downloads

Publicado

2016-09-26

Como Citar

Mutti, G. de S. L., Martins, S. R., & Fritsch Cararo, E. de F. (2016). MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS A PARTIR DOS CRITÉRIOS DE CONFIABILIDADE. Revista Dynamis, 21(2), 69–90. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p69-90

Edição

Seção

Artigos