ALÉM DO QUARTO DO HOSPITAL: APRENDENDO CIÊNCIAS EM UMA CLASSE HOSPITALAR

Autores

  • Daniela Tomio FURB
  • Michele Francine Muniz Andrade Universidade Regional de Blumenau
  • Patrícia Leopoldo da Silva Oliveira Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p20-28

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Classe Hospitalar

Resumo

Em tempos em que, na construção da cidadania, é preciso incorporar no universo cultural a ciência e a tecnologia como atividades sociais, o ensino na modalidade pedagogia hospitalar representa um desafio também para o professor de ciências. Com base nesse pressuposto, relata-se uma prática de ensino de ciências desenvolvida em uma classe hospitalar. Esta é uma modalidade de educação, regulamentada pelo Ministério da Educação, que assiste estudantes na impossibilidade de frequência à escola, durante o período sob tratamento de saúde.  Diante disso, apresenta-se uma experiência desenvolvida em um hospital de Blumenau/SC que consistiu no trabalho com um grupo de adolescentes internados a partir do tema “sistema esquelético e as fraturas”. Foram desenvolvidas atividades relacionando as histórias de vidas dos estudantes, conhecimentos científicos e tecnológicos e uma forma de socialização dos trabalhos para além do quarto de hospital.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

Tomio, D., Andrade, M. F. M., & Oliveira, P. L. da S. (2015). ALÉM DO QUARTO DO HOSPITAL: APRENDENDO CIÊNCIAS EM UMA CLASSE HOSPITALAR. Revista Dynamis, 20(2), 20–28. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p20-28

Edição

Seção

Artigos