Construção de um instrumento para identificação de barreiras existentes no uso da tecnologia da informação e comunicação na prática docente

Autores

  • Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher PPGECT - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • José de Pinho Alves Filho PPGECT - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p46-61

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação, Obstáculos Epistemológicos, Obstáculos Didáticos, Ensino de Ciências

Resumo

A Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC vem sendo apresentada como um novo domínio da ciência, seu  intercambio entre diferentes saberes propicia possibilidades reais para o Ensino se concebida na integração curricular nas práticas em sala de aula. Os professores reconhecem o valor da TIC na educação, mas experimentam dificuldades com o processo de adoção dessas tecnologias, é uma minoria que faz uso no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desta investigação é relatar e classificar o aparecimento de barreiras existentes, quando da inserção das TIC no Ensino de Ciências. A hipótese desta pesquisa é que barreiras percebidas no processo de integração da TIC em sala de aula possam ser interpretadas a partir dos obstáculos epistemológicos percebidos por Bachelard e obstáculos didáticos de Brousseau. Acredita-se que se conhecendo a gênese dos obstáculos, que frustram e impedem o uso da TIC na prática docente, será possível a definição de estratégias de compreensão e superação destes obstáculos. Neste artigo é apresentado o referencial teórico e a metodologia de desenvolvimento da investigação que procura dar respostas as hipóteses propostas na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Schuhmacher, V. R. N., & Alves Filho, J. de P. (2013). Construção de um instrumento para identificação de barreiras existentes no uso da tecnologia da informação e comunicação na prática docente. Revista Dynamis, 19(2), 46–61. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p46-61