Construção de um instrumento para identificação de barreiras existentes no uso da tecnologia da informação e comunicação na prática docente
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p46-61Palavras-chave:
Tecnologia da Informação e Comunicação, Obstáculos Epistemológicos, Obstáculos Didáticos, Ensino de CiênciasResumo
A Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC vem sendo apresentada como um novo domínio da ciência, seu intercambio entre diferentes saberes propicia possibilidades reais para o Ensino se concebida na integração curricular nas práticas em sala de aula. Os professores reconhecem o valor da TIC na educação, mas experimentam dificuldades com o processo de adoção dessas tecnologias, é uma minoria que faz uso no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desta investigação é relatar e classificar o aparecimento de barreiras existentes, quando da inserção das TIC no Ensino de Ciências. A hipótese desta pesquisa é que barreiras percebidas no processo de integração da TIC em sala de aula possam ser interpretadas a partir dos obstáculos epistemológicos percebidos por Bachelard e obstáculos didáticos de Brousseau. Acredita-se que se conhecendo a gênese dos obstáculos, que frustram e impedem o uso da TIC na prática docente, será possível a definição de estratégias de compreensão e superação destes obstáculos. Neste artigo é apresentado o referencial teórico e a metodologia de desenvolvimento da investigação que procura dar respostas as hipóteses propostas na pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.