MAPEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NO CENÁRIO MUNDIAL: ANÁLISE DOSTRABALHOS NO 14º GRUPO DE ESTUDO DO COMITÊ INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – STUDY GROUP, 14 - ICMI
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p11-20Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Mapeamento, Ensino e Aprendizagem.Resumo
Nesta pesquisa teve como propósitos inteirar do Documento de Discussão elaborado pelo Grupo de Estudo do ICMI e mapear as pesquisas sobre Aplicações e Modelagem Matemáticas apresentadas na Conferência Internacional organizada por este Grupo em 2004 e publicados em 2007. O mapeamento foi abordado em três enfoques: estudo do Documento de Discussão para identificar as tendências de Aplicações e Modelagem e mapa das pesquisas apresentadas na Conferência e verificação de convergências entre as pesquisas. Para isso, após estudo do Documento e da produção de Biembengut sobre Modelagem Matemática, a partir do resumo de cada um dos 49 artigos apresentados no Grupo – Study Group, 14 e a partir da descrição e dos objetivos apresentados, classificou-os, identificando dois tipos de pesquisas: pesquisa com aplicação em sala de aula (28) e pesquisa teórica (21), baseadas em documentos ou trabalhos acadêmicos. As pesquisas em sala de aula foram classificadas e organizadas em tabela em 5 categorias: Ensino Primário (5), Ensino Fundamental e Médio (12), Educação Superior (8) e Formação de Professores (3). Pelo Documento, verificou-se que as Aplicações e Modelagem Matemática têm ganhado adeptos e defensores em níveis oficiais de Educação, em quase todos os países devido à possibilidade de promover aos jovens melhores conhecimentos e habilidades em utilizá-los. Sintetizou-se os resultados nas seguintes vantagens para a relação ensino e aprendizagem: processo cognitivo; aplicabilidade e utilidade matemática; pesquisa acadêmica e aprendizagem e nas dificuldades: formação do professor e avaliações promovidas por órgãos oficiais. Essas condições remetem aos pesquisadores, a comunidade e aos burocratas educacionais promover esforço conjunto para mudar a cultura de sala de aula: concepções, crenças e atitudes dos professores da Educação Básica e Superior. Palavras-chave: Modelagem Matemática, Mapeamento, Ensino e Aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-01-23
Como Citar
Fantini Schmitt, A. L., & Biembengut, M. S. (2008). MAPEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NO CENÁRIO MUNDIAL: ANÁLISE DOSTRABALHOS NO 14º GRUPO DE ESTUDO DO COMITÊ INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – STUDY GROUP, 14 - ICMI. Revista Dynamis, 13(1), 11–20. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p11-20
Edição
Seção
Ciências Exatas e da Terra e Engenharias
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.