Conceitos Geométricos Explorados no Ensino de Matemática por Meio da Exposição de Obras de Leonardo da Vinci

Autores

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Elcio Schuhmacher Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p69-83

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Leonardo da Vinci, Conceitos geométricos euclidianos.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo, apresentar o relato de uma experiência realizada por meio de uma exposição pelos estudantes da segunda série do Ensino Médio, em uma escola pública do município de Tijucas, Santa Catarina, com duração de quatro semanas, no que se refere a conceitos geométricos identificados em algumas obras de Leonardo da Vinci. Esse grande gênio, trabalhou com mecânica, porém geometria era a principal atração. Desenvolveu também projetos de bombas, armas militares e outras máquinas. A pesquisa tem caráter qualitativo e os conceitos geométricos abordados pelos estudantes, serviram de análise, cujos resultados mostraram a possibilidade de aprofundar e contextualizar alguns conceitos geométricos, por meio de uma atividade, a exposição, pouco explorada em diversas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-08

Como Citar

Brum, W. P., & Schuhmacher, E. (2013). Conceitos Geométricos Explorados no Ensino de Matemática por Meio da Exposição de Obras de Leonardo da Vinci. Revista Dynamis, 19(1), 69–83. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p69-83

Edição

Seção

Relatos de experiências