O O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E O ENFOQUE DADO ÀS DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA:
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11426Resumo
Este estudo objetiva apresentar compreensões acadêmicas sobre as disciplinas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e reflexões acerca das mudanças curriculares a partir da reforma do Ensino Médio no Brasil. De cunho qualitativo, bibliográfico, do tipo análise de conteúdo, teve como objeto de análise dissertações e teses publicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, utilizando como descritores: disciplinas, Ensino de Ciências, Ensino Médio e currículo. Analisou-se 44 trabalhos, dos quais, além dos dados do núcleo geral, emergiram três categorias: interdisciplinaridade e contextualização no currículo do EM; proposições às políticas/reformas para o EM; conhecimentos científicos trabalhados nas disciplinas da área de CNT. Os resultados indicam dentre outros, estudos sobre a inserção de novas disciplinas; maior número de pesquisas relacionadas com metodologias de trabalho e análises sobre as orientações curriculares; compreensões docentes quanto ao processo de alteração curricular; novos entendimentos acerca do papel da disciplina escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.