PANORAMA HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DO CAMPO CONCEITUAL DA ESTEQUIOMETRIA:

IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p152-170

Resumo

O presente ensaio se deu a partir de estudos teóricos sobre a Teoria do Campos Conceituais, com o objetivo de discutir e apresentar a construção, em uma perspectiva histórica, do campo conceitual da estequiometria. Foram utilizadas fontes primárias e secundárias de autores que desenvolveram historicamente os conceitos relacionados à estequiometria, e os escritos de Vergnaud. Nesse contexto, o termo estequiometria foi proposto por Richter, em 1792, derivado da junção entre dois termos “stoicheion” e “metron”. Tal estudo se consolidou com vários trabalhos desenvolvidos à partir do final do século XVIII, como os ensaios de Lavoisier, a proposição do modelo atômico de Dalton, a hipótese de Avogadro, o sistema de notação química de Berzelius, além do conceito de mol de Ostwald. Estudar como esses conceitos foram construídos nos ajuda a entender como esse campo conceitual foi constituído, por meio de situações, hipóteses e representações que o compõem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Piai Cedran, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado (2007) e doutorado (2018) em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química.

Jaime da Costa Cedran, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Química (Bacharelado (2004) e Licenciatura (2006)) pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado pelo Programa de Pós graduação em Educação para a Ciência e a Matemática na mesma instituição (2015). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Parana campus Medianeira, e Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando atualmente nas áreas de historia e filosofia da ciência

Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Bauru, Brasil (2009), mestre em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo - USP/SP (2001), graduação em Química (Licenciatura) pela APEC/Presidente Prudente e Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (1975), Estágio pós-doutoral/CAPES, realizado em parceria Universidade Federal de Sergipe e Universidade de Aveiro/Portugal (2016). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Química. Tem experiência na área de Ensino de Química. Participa do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática com orientação (mestrado e doutorado), atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores e Epistemologia.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Cedran, D. P., Cedran, J. da C., & Kiouranis, N. M. M. (2022). PANORAMA HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DO CAMPO CONCEITUAL DA ESTEQUIOMETRIA:: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO. Revista Dynamis, 28(2), 152–170. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p152-170

Edição

Seção

Artigos