UMA EXPERÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DA CALCULADORA HP-12C NA INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE DUAS VARIÁVEIS NUMÉRICAS

Autores/as

  • Ronaldo Theodorovski Universidade Estadual do Centro-Oeste.
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p127-143

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Modelagem Matemática, Educação Estatística, Regressão Linear.

Resumen

O presente artigo assume a Modelagem Matemática como uma abordagem metodológica para a aprendizagem de Estatística, particularmente, o estudo de Regressão Linear Simples. Neste contexto, objetiva-se analisar a aplicação desta estratégia em problemas reais e que exigem a construção de modelos matemáticos como solução. Também pretende-se incluir o uso de algumas funções estatísticas da Calculadora HP modelo 12C, como ferramenta pedagógica. A implementação deste trabalho ocorreu com alunos da rede pública de ensino, participantes de programas associados a OBMEP. Nesta proposta, por intermédio de atividades escritas e práticas, os alunos tiveram que modelar a equação que simulava o movimento retilíneo uniforme de carrinhos de controle remoto em posições diferentes. Com efeito, os discentes tiveram a oportunidade de coletar dados, quantificar, medir, explicar, generalizar e tomar decisões com base no modelo matemático construído, revelando assim elementos potenciais para o desenvolvimento das competências estatísticas ao realizar as etapas da Modelagem Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronaldo Theodorovski, Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professor de matemática na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/Irati). Também atua como docente na Educação Básica.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Possui Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - Mestrado Profissional e Doutorado. 

 

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL - 2013). Mestre em Matemática Aplicada (Unicamp - 2008). Licenciado em Matemática (Unicamp - 2005) e Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional (Unicamp - 2005). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na UFABC (2018-2019). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e docente permanente dos Programas de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (câmpus Londrina/Cornélio Procópio) e do Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia (câmpus Ponta Grossa).

Publicado

2022-03-30

Cómo citar

Theodorovski, R., Pinheiro, N. A. M., & Trevisan, A. L. (2022). UMA EXPERÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DA CALCULADORA HP-12C NA INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE DUAS VARIÁVEIS NUMÉRICAS. Revista Dynamis, 28(1), 127–143. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p127-143