UMA EXPERÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DA CALCULADORA HP-12C NA INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE DUAS VARIÁVEIS NUMÉRICAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p127-143Palabras clave:
Ensino de Matemática, Modelagem Matemática, Educação Estatística, Regressão Linear.Resumen
O presente artigo assume a Modelagem Matemática como uma abordagem metodológica para a aprendizagem de Estatística, particularmente, o estudo de Regressão Linear Simples. Neste contexto, objetiva-se analisar a aplicação desta estratégia em problemas reais e que exigem a construção de modelos matemáticos como solução. Também pretende-se incluir o uso de algumas funções estatísticas da Calculadora HP modelo 12C, como ferramenta pedagógica. A implementação deste trabalho ocorreu com alunos da rede pública de ensino, participantes de programas associados a OBMEP. Nesta proposta, por intermédio de atividades escritas e práticas, os alunos tiveram que modelar a equação que simulava o movimento retilíneo uniforme de carrinhos de controle remoto em posições diferentes. Com efeito, os discentes tiveram a oportunidade de coletar dados, quantificar, medir, explicar, generalizar e tomar decisões com base no modelo matemático construído, revelando assim elementos potenciais para o desenvolvimento das competências estatísticas ao realizar as etapas da Modelagem Matemática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.