UMA ABORDAGEM DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ASSUNÇÃO DE AUTORIA E EFEITOS DE SENTIDO SOBRE A PANDEMIA DA COVID-19 / A READING AND WRITING APPROACH ON TEACHING BIOLOGY: ASSUMPTION OF AUTHORSHIP AND EFFECTS OF SENSE ON THE COVID-19 PANDEMIC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p152-174

Palabras clave:

Leitura e Escrita, Ensino de Biologia, Educação Popular, Análise de Discurso, Covid-19.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo compreender os gestos de autoria e os possíveis efeitos de sentido produzidos por educandos de um cursinho popular preparatório para o vestibular, a partir de atividades que envolveram a discussão de aspectos científicos e sociais de relevância para a contemporaneidade. Destarte, as atividades apresentadas tiveram como foco a leitura e a escrita no ensino de Biologia, a partir de uma abordagem integradora sobre a temática “vírus”. Essas atividades filiam-se a um conjunto de reflexões acerca do ensino remoto emergencial, que estão fortemente presentes em meio à pandemia ocasionada pela Covid-19. Com base nos aportes teórico-metodológicos da Análise de Discurso pecheutiana e, principalmente, nos estudos de Eni Orlandi, mobilizamos noções como pré-construído, discurso transverso, autoria, relações de força, entre outros constructos que embasam as nossas análises. Ao analisarmos algumas produções escritas dos educandos, entre os resultados, apontamos que a proposta didática aqui apresentada se caracteriza como uma possibilidade de assunção de autoria, propiciando reflexões e posicionamentos críticos por parte desses estudantes sobre temas sociocientíficos. Consequentemente, concluímos que essa abordagem colabora para a construção de outras formas de ver/ler o mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alberto Lopo Montalvão Neto, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba (UFSCar) e pela Universidade de Coimbra (Portugal). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo bolsista CNPq. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE) e do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO).

Wanderson Rodrigues Morais, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ 2014), Campus de Ilha Solteira - SP. Mestre em Educação para a Ciência (UNESP/ 2016), Campus de Bauru - SP. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/ 2021). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE).

José Pedro Simas Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui doutorado e mestrado em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/(UFSC). É membro dos grupos de pesquisa CASULO e NUEG, vinculados ao PPGECT/UFSC. Atuou como professor pesquisador e colaborador no Projeto OBEDUC/UFSC - Ciências (Capes/MEC) no período de 2009 a 2016. Foi professor de Ciências na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

Montalvão Neto, A. L., Morais, W. R., & Simas Filho, J. P. (2021). UMA ABORDAGEM DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ASSUNÇÃO DE AUTORIA E EFEITOS DE SENTIDO SOBRE A PANDEMIA DA COVID-19 / A READING AND WRITING APPROACH ON TEACHING BIOLOGY: ASSUMPTION OF AUTHORSHIP AND EFFECTS OF SENSE ON THE COVID-19 PANDEMIC. Revista Dynamis, 27(2), 152–174. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p152-174