ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FÍSICA BASEADA NO MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p24-45

Palabras clave:

Ensino de Física. Educação inclusiva. Mapeamento de teses e dissertações.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo analisar e caracterizar as tendências apontadas nas pesquisas que enfocam a inclusão de alunos com necessidades especiais em atividades de Ensino de Física. Como metodologia foi realizado um mapeamento no banco de teses e dissertações da Capes buscando identificar trabalhos publicados entre 2009 e 2019 envolvendo a temática da inclusão vinculada ao Ensino de Física. Os resultados mostram que as principais tendências estão relacionadas a propostas de elaboração de materiais didáticos, investigação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos, obstáculos enfrentados pelos alunos com deficiência e, ainda, a importância dos profissionais de apoio. Como conclusão destaca-se que os aspectos que caracterizam essas tendências reforçam a importância de investimento na formação dos profissionais da educação e na equipe de apoio, bem como a utilização de novas propostas pedagógicas amparadas no uso de materiais concretos.

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Biografía del autor/a

Jean Louis Landim Vilela, Universidade Cruzeiro do Sul - SP

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul, possui graduação em Ciências Naturais e Exatas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1999); pós graduação "LATO SENSU" em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA; mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL.

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul - SP

Possui Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1988) e Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1997).

Publicado

2022-03-30

Cómo citar

Landim Vilela, J. L., & Teixeira de Araújo, M. S. (2022). ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FÍSICA BASEADA NO MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES. Revista Dynamis, 28(1), 24–45. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p24-45