CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO: A EPISTEMOLOGIA DE GÉRARD FOUREZ / SOCIAL CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE: THE EPISTEMOLOGY OF GÉRARD FOUREZ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p43-58

Palabras clave:

Epistemologia, Construção do conhecimento, Gérard Fourez, Ensino de Ciências.

Resumen

Neste artigo refletimos sobre a construção do conhecimento na perspectiva de Gérard Fourez, epistemólogo belga, estudioso de questões relativas à Epistemologia, à Ética e à Filosofia da Educação. Nosso objetivo é compreender o posicionamento epistemológico do autor e sua relação à Educação em Ciências. O percurso metodológico diz respeito à leitura e nossas reflexões relativas à parte da obra de Fourez, além de indicarmos contribuições para o ensino de ciências por meio de processos de tomadas de decisão possibilitadas pela alfabetização científica e tecnológica como objetivo da epistemologia aqui apresentada. De acordo com as obras lidas, corroboramos que a visão epistemológica de Fourez se estrutura em torno da perspectiva socioconstrutivista ao considerar os saberes construídos culturalmente; dessa forma, ambos, conhecimento científico e conhecimento popular são legitimados nos processos epistemológicos. Compreendemos que a ciência, na visão do autor, se revela como uma construção sócio-histórica feita por humanos e para humanos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriano Santos de Mesquita, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (UFSC)

Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA)

Licenciado em Pedagogia (UEPA)

Licenciado em Letras - Língua Portuguesa (UFPA)

Regina Célia Grando, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Doutora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT).

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

Mesquita, A. S. de, & Grando, R. C. (2021). CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO: A EPISTEMOLOGIA DE GÉRARD FOUREZ / SOCIAL CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE: THE EPISTEMOLOGY OF GÉRARD FOUREZ. Revista Dynamis, 27(2), 43–58. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p43-58