FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA PRAXIS DOCENTE / CONTINUING TEACHER TRAINING: AN APPROACH FROM THE TEACHING PRAXIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p82-100

Palabras clave:

Educação, Formação Docente, Educação continuada

Resumen

Este trabalho busca discutir a profissão docente a partir de um escopo sobre a prática pedagógica inovadora e emancipatória, visando a problematização das realidades dos sujeitos envolvidos (educador e educandos), especialmente a práxis docente. Trata-se de uma reflexão teórica, balizada em pesquisa bibliográfica que dialoga com teóricos clássicos da educação contemporânea, e que apresenta questões sobre a formação da identidade docente na relação com a práxis educativa enquanto formação reflexiva. Essa é uma perspectiva que, portanto, contraria a prática pedagógica conservadora que ainda é dominante no interior de boa parte das instituições escolares. Neste sentido o presente texto destaca a necessidade de serem adotadas iniciativas que valorizem o saber-fazer pedagógico, ou seja, a práxis do professor, cujo objetivo consiste no resgate da identidade profissional do docente, através de uma formação sólida e competente.

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Biografía del autor/a

Simão Alberto, Instituto Federal Catarinense

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015)

Placido Leandro Placido, Instituto Federal Catarinense

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2014) com doutoramento intercalar em História da Educação pela Universidade de Lisboa.

Ivonete Telles Medeiros Placido, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Doutora em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). 

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

Alberto, S., Placido, P. L., & Placido, I. T. M. (2021). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA PRAXIS DOCENTE / CONTINUING TEACHER TRAINING: AN APPROACH FROM THE TEACHING PRAXIS. Revista Dynamis, 27(2), 82–100. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p82-100