A UNIDADE IMAGINÁRIA: AS IMAGENS CONCEITUAIS EVOCADAS POR ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS / IMAGINARY UNIT: THE CONCEPT IMAGE EVOKED BY STUDENTS OF A BACHELOR'S DEGREE IN SCIENCE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p159-178

Palabras clave:

Dialética Ferramenta-Objeto. Imagem Conceitual. Números Complexos. Unidade imaginária.

Resumen

O objetivo deste artigo foi realizar um levantamento da imagem conceitual de alunos de um curso de Licenciatura em Ciências com relação à unidade imaginária e verificar se e em medida esta imagem conceitual pode ser incrementada por meio de uma intervenção didática. A unidade imaginária é um obstáculo para a aprendizagem dos números complexos, o que demanda um levantamento da imagem conceitual evocada pelos alunos diante de atividades envolvendo os números complexos. Na parte metodológica foi elaborada e aplicada uma intervenção didática, adaptada a partir das três fases iniciais da Dialética Ferramenta-Objeto, de Douady (1986), a alunos de uma universidade pública do estado de São Paulo. Os resultados revelaram certo incremento na imagem conceitual dos alunos, promovida pela mudança do quadro aritmético para o quadro geométrico advindo pela aplicação da intervenção didática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner Marcelo Pommer, UNIFESP, campus Diadema

Trabalho atualmente na graduação e no mestrado acadêmico associado ao curso de Ciências- Licenciatura, da UNIFESP, campus Diadema-SP. Sou bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie (1983) e Física pela PUC/SP (1996). Tenho especialização em Matemática, pela Universidade São Judas Tadeu (1995), mestrado acadêmico em Educação Matemática (PUSP, 2008) e doutorado em Educação (FEUSP, 2012). Minha experiência em pesquisas se situa principalmente nos seguintes temas: Teoria Elementar dos Números e Números Irracionais. Na parte teórico-metodológica o enfoque envolve a Didática da Matemática Francesa, especialmente na Engenharia Didática de Brousseau e Artigue, nos Registros de Representação Semiótica de Duval, na Teoria do Antropológico de Chevallard, na Metacognição e nos Núcleos de Significação.

 

Curriculo:  http://lattes.cnpq.br/4262149292744127

ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6138-1279

 

Publicado

2021-04-01

Cómo citar

Pommer, W. M. (2021). A UNIDADE IMAGINÁRIA: AS IMAGENS CONCEITUAIS EVOCADAS POR ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS / IMAGINARY UNIT: THE CONCEPT IMAGE EVOKED BY STUDENTS OF A BACHELOR’S DEGREE IN SCIENCE. Revista Dynamis, 27(1), 159–178. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p159-178