REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA ATIVIDADE CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE EM FILMES DE FICÇÃO CIENTIFICA / GENDER REPRESENTATIONS IN SCIENTIFIC ACTIVITY: AN ANALYSIS IN SCIENCE FICTION FILMS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p137-158

Resumen

O distanciamento e dissociação do gênero feminino dos processos internos da Ciência têm sido foco de diversas pesquisas. Entendendo o potencial que o cinema tem para apresentar informações, inclusive científicas, para o público em geral, torna-se importante entender como a questão de gênero vem sendo retratada nestas obras. Assim, neste estudo foram selecionados 14 filmes de ficção científica com o objetivo de investigar as representações de gênero nas atividades cientificas. As categorias de analise foram elaboradas a priori e a posteriori da observação dos filmes. Foi possível constatar a predominância de uma ciência mista, onde homens e mulheres participam do processo de produção do conhecimento cientifico. Entretanto, a imagem feminina, em sua maioria, aparece como secundária e minoritária. Considera-se que os resultados deste estudo são relevantes no sentido de gerar reflexões e, possíveis desdobramentos para outras pesquisas que contribuam para problematizar a inserção do gênero feminino no fazer Ciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Berk, Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca CEFET RJ.

Doutora em Ciência,  Tecnologia e Educação pelo CEFET. Mestra em Engenharia Ambiental pela UERJ e licenciada em Ciências Biológicas pela UERJ.  Integrante do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências do CEFET.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca CEFET RJ.

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, mestre em Educação em Saúde pela UFRJ, graduado em Ciências Biológicas pela UFRJ. Docente da graduação e pós graduação do CEFET e de dois programas de pós graduação na UFRJ. Coordenador do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências do CEFET.

Publicado

2021-04-01

Cómo citar

Berk, A., & Borges Rocha, M. (2021). REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA ATIVIDADE CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE EM FILMES DE FICÇÃO CIENTIFICA / GENDER REPRESENTATIONS IN SCIENTIFIC ACTIVITY: AN ANALYSIS IN SCIENCE FICTION FILMS. Revista Dynamis, 27(1), 137–158. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p137-158