TENDÊNCIAS DE PESQUISA SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA / RESEARCH TRENDS ON PROBLEM SOLVING IN CHEMISTRY TEACHER TRAINING

Autores/as

  • Amanda Pereira de Freitas Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE. http://orcid.org/0000-0001-5994-416X
  • Angela Fernandes Campos Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p59-78

Palabras clave:

Resolução de problemas, formação de professores, química

Resumen

Esta investigação apresenta uma análise das tendências de pesquisas sobre resolução de problemas RP no âmbito da formação de professores de Química objetivando identificar e analisar as propostas de estudos que vêm sendo desenvolvidas nesta área e os aspectos teóricos e metodológicos utilizados nestes estudos. A natureza desta investigação foi qualitativa do tipo bibliográfica. Encontrou-se vinte e quatro pesquisas, as quais foram analisadas conforme alguns elementos da técnica da Análise de Conteúdo.  Como resultado, identificou-se uma escassez de pesquisas sobre RP na área de formação de professores no ensino de Química. Também, as pesquisas mostram a RP sendo utilizada como estratégia didática no contexto escolar; não há evidências da RP como projeto curricular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Pereira de Freitas, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE

Angela Fernandes Campos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Química/EnsinodeQuímica

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1998).

Publicado

2021-04-01

Cómo citar

de Freitas, A. P., & Campos, A. F. (2021). TENDÊNCIAS DE PESQUISA SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA / RESEARCH TRENDS ON PROBLEM SOLVING IN CHEMISTRY TEACHER TRAINING. Revista Dynamis, 27(1), 59–78. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p59-78