RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE VOLUME DE BLOCOS RETANGULARES / PROBLEM SOLVING IN MATH CLASSES: PROMOTING THE MEANINGFUL LEARNING OF THE RECTANGULAR BLOCK VOLUME CONCEPT
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p181-198Palabras clave:
Resolução de Problemas. Aprendizagem Significativa. Volume. Blocos Retangulares.Resumen
Neste artigo objetivou-se compreender como a Metodologia de Resolução de Problemas pode contribuir para a aprendizagem significativa do conceito de volume de blocos retangulares. Para isto, por meio da pesquisa participante, considerou as etapas da metodologia de Resolução de Problemas e aportes teóricos de autores que discutiram a Aprendizagem Significativa. Participaram desta pesquisa vinte alunos de uma escola estadual localizada município de Ilhéus, na Bahia. Na etapa de análise foram utilizados os materiais produzidos por esses alunos, bem como os registros de suas interações realizadas no diário de campo. Com os resultados foi possível constatar que a metodologia da Resolução de Problemas mostrou-se de grande relevância, proporcionando a discussão de pré-requisitos importantes para promover a aprendizagem significativa do conceito de volume de blocos retangulares. Também possibilitou uma melhor interação entre entre os alunos, resultando em suas participações ativas durante o processo de aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.